Casa do Porco Bar - Menu Degustação no 7º melhor restaurante do Mundo!

20.3.23

Foto: You Must Go


Considerado o melhor restaurante do país e apenas, sim apenas o 7º melhor restaurante do MUNDO, a Casa de Porco Bar proporciona uma experiência gastronômica que você precisa conhecer.

Localizado no centro de São Paulo, com uma decoração linda e um ambiente pequeno e acolhedor, o cardápio e o atendimento impressionam. Com a clássica cozinha aberta e a oferta do menu-degustação (onde é possível experimentar pequenas porções do cardápio), os chefs Janaína e Jeff Rueda conseguem arrebatar os corações e estômagos dos amantes de boa comida.

Falando um pouquinho da proposta do restaurante, os próprios chefs definem a sua cozinha como de comida simples e acessível. E considerando que A Casa do Porco circula há algum tempo na lista dos melhores restaurantes do mundo, e fazendo uma breve comparação com outros estabelecimentos que oferecem menu-degustação, a afirmação deles é uma verdade.

Em entrevista a Revista Exame em Janeiro de 2023, a chef ressaltou um pouco da filosofia do seu negócio:

"Alta gastronomia precisa ser acessível, porque é uma forma de elevar o palavrar, provocar a pensar e mudar políticas públicas. Nós só podemos falar de boa alimentação quando fazemos isso. É comer menos, mas comer melhor. É ter prazer e, ao mesmo tempo, qualidade. Vai muito além do mercado dos restaurantes, porque vai desde o combate à obesidade até mesmo ao combate da fome”.

E é claro, que toda essa fama de melhor restaurante do país desperta a curiosidade de muitos, inclusive a minha. E vou contar aqui um pouquinho da minha experiência.

Primeiras entradas
Primeiro, é importante ter paciência. Sim, porque sem dúvidas, com todo esse reconhecimento, e considerando que o salão do restaurante não é imenso, é difícil conseguir reserva. 

Porco San Zé
Decidi, com um grupo de 10 pessoas, comemorar meu aniversário (em Outubro) na Casa de Porco. Normalmente, as reservas abrem com 90 dias de antecedência, então caso você queira uma data em Outubro, as reservas para esse mês abrem em Julho, e conseguimos nossa reserva no dia 19 de Julho, para almoçar no dia 16 de Outubro, um domingo.

Vale ressaltar que o restaurante possui fila de espera por ordem de chegada para aqueles que não conseguiram reservar ou decidiram se aventurar a conseguir um lugar de última hora, mas também é preciso paciência, porque pode-se passar 2 horas na fila, aguardando uma mesa.

Primeira sobremesa - DIVINA

Sobre o menu, ele possui 9 etapas (lembrando que o menu sempre muda) e é possível experimentar os principais pratos, como o Porco San Zé e as entradas desenhadas para a estação. O valor sem harmonização foi de R$ 260,00, mas é possível escolher a opção menu + harmonização, que inclui bebidas que harmonizam com cada etapa.

Uma das entradas do menu-degustação de inverno

No geral, a experiência foi maravilhosa, mas tenho duas ressalvas gerais: 

1. A temperatura da comida é morna, porque como o menu degustação é pré-montado, os pratos não chegam quente na mesa (o que pra mim é meio triste, porque eu amo comida bem quente). Mas isso não diminui em nada a experiência muito menos o sabor dos pratos;

2. O Centro de São Paulo não é muito seguro, então caso você fique na fila de espera, atenção com bolsas e celulares na mão.


Espero que o post ajude e você se permita a viver essa experiência gastronômica incrível.


Fotos: Andressa Pezenti (Instagram: @pesenti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abecedário de Viagens - Todos os direitos reservados • 2017 | Feito com amor por Lariz Santana