Austrália: Uma visita rápida, mas marcante

26.1.16

Mais uma pausa nos posts das férias para celebrar esse dia tão importante para os australianos: O Australian Day!

Uma narrativa breve que eu peguei no site da Wikipedia:
O Dia da Austrália (Australia Day, em língua inglesa), celebrado a 26 de janeiro, é o dia nacional oficial da Austrália, marcado por festejos e celebrações, bem como atos cívicos. O Dia da Austrália comemora a chegada de Arthur Phillip a Sydney que ocorreu em 1788. Na maior cidade do país, comemora-se a data com o desfile de barcos próximo à Sydney Harbour Bridge. Há apresentação de artistas em Darling Harbour, onde, no final do dia, os melhores barcos do desfile se reúnem. A noite termina com todos cantando Advance Australia Fair (hino nacional da Austrália) em frente à iluminada e imponente bandeira australiana que fica naquela baía. As principais celebrações, e também as mais tradicionais, são Order of Australia e Australian of the year (Ordem da Austrália e Australiano do ano). Ambas celebrações tem como objetivo homenagear um cidadão que tenha alcançado alguma honra para o país. Curiosidades: O dia da Austrália é o dia em que os maridos cantam para as esposas em barcos separados, que simboliza que as guerras que acabaram.
Acho que não comentei por aqui, mas em 2012 eu tive a oportunidade de conhecer um pouquinho desse país lindo. Prometo falar com mais detalhes sobre essa viagem em breve, mas enquanto os posts não ficam prontos, eu vou narrar resumidamente a experiência linda que foi conhecer esse país.

Convenhamos que não é um destino muito comum ou procurado (pelo menos não era), mas eu tinha um bom motivo para me interessar por ele: Hillsong Church. Sim, o país é a "casa" de uma das maiores, senão a maior, igreja do mundo.

Mas a escolha desse destino foi bem interessante. Na verdade, quando eu decidi ir pra Sydney, eu estava há alguns meses na empresa que trabalho hoje, e foi uma decisão que rondou algumas opções até chegar na Austrália. Considerei turismo nos Estados Unidos, curso de inglês em Londres, intercâmbio na Irlanda, mas me lembrei de uma coisa que eu queria fazer há muito tempo, mas infelizmente, por diversos motivos não consegui realizar (ainda! rsrs): lembrei que, desde 2007, alimentei um sonho de cursar o College da Hillsong na Austrália. Pra quem não sabe, eles tem uma "universidade" focada em desenvolvimento ministerial e sempre quis fazer o curso de Liderança Pastoral por três anos, mas, ainda não aconteceu.


Pois bem, baseada nisso, tomei a decisão de ir para a Austrália, mas não para estudar no College, mas sim para participar da Hillsong Conference, que acontece anualmente em Sydney, Londres e agora também em Nova York (pra quem já leu os posts sobre minha viagem para a Big Apple, sabe que eu já participei na Conference de lá também!). 

E tudo foi muito rápido. Vi o anúncio em um site focado em informações da Igreja, e cheguei a uma agência de Curitiba, que é a única no Brasil que faz pacotes para os eventos da Hillsong: a CESE - Intercâmbio Cristão.


No geral, o processo foi rápido, e como fechei um pacote com a agência, não me preocupei em reservas de hotel (fiquei hospedada em Host Family) ou passagens aéreas. Eles resolveram tudo isso. A única preocupação foi literalmente não perder o dia do embarque, que foi um ano depois.

Na Austrália

Chegar lá não é rápido. Foram 4 voos, 30 horas viajadas e 12h de diferença do fuso-horário brasileiro. Quase uma maratona: Rio x São Paulo, São Paulo x Santiago, Santiago x Auckland e Auckland x Sydney. Mas já na chegada, valeu super a pena. Conheci pessoas super legais! O bacana de intercâmbio é que a gente pode sair da nossa casa sozinho, mas nunca fica sozinho. Já no aeroporto de Santiago conheci uma menina que também ia pra Conference pela mesma agência e outra que estava visitando o namorado. 

Fui recebida por um representante da CESE lá em Sydney, que me levou para a casa onde eu ficaria hospedada na cidade, no bairro de Punchbowl, no estado de New South Wales. Na casa, fui super bem recebida pela Tanni e sua família, e lá estavam hospedadas mais três meninas brasileiras que também participaram da Conference (e se tornaram minhas 'sisters'). 

No primeiro dia, fomos a uma igreja de brasileiros: a CNA Church, no bairro de Petersham. Lá participamos do culto em Português e conhecemos muitas pessoas que moravam por lá há algum tempo. Depois do culto comemos uma pizza e fomos dormir cedo porque a Conference já começaria na noite seguinte.

No dia seguinte, acordamos e tomamos um café da manhã tipicamente australiano e nesse momento tive o meu primeiro contato com uma clássica iguaria australiana: Vegemite. Algo que todo australiano gosta e consome no café da manhã, com pão tostado, além de manteiga de amendoim e nutella.


Café tomado, mochila arrumada, iPad carregado.... Assim fomos rumo ao Centro de Sydney para explorar um pouquinho a cidade antes de ir rumo a Alphones Arena, onde passaríamos a semana durante a Conference.

O trem é algo complexo, mas uma das minhas 'sisters' já estava adaptada com o transporte mais utilizado da cidade, então não tivemos problemas. Chegamos no Centro de Sydney, e vimos Opera House, Harbor Bridge, Museu de Arte Contemporânea, Martin Place....


De lá, pegamos o trem rumo ao Alphones Arena para o Culto de abertura da Hillsong Conference 2012! E que culto lindo gente! Quem conhece a Igreja e já participou de um evento como esse sabe do que eu estou falando. As músicas, as pregações e os convidados.... Era verdadeiramente um sonho se tornando realidade. E nessa Conference foi a última em que a Darlene Zschech participou (ela foi símbolo do ministério de louvor da igreja por muitos anos).

Bom, nos cinco dias, além dos cultos pela manhã e a noite, a tarde era preenchida com as chamadas "eletivas": mini palestras sobre os mais diversos assuntos, desde louvor, evangelismo, implantação de igrejas e gerenciamento das finanças. Além de sessões informativas sobre o College.

Das várias eletivas que participei, foram duas por dia, num total de 7 eletivas mais a sessão do College (que ganhei um livro e um CD), a que mais gostei - e olha que é difícil elencar a melhor - foi a de Evangelismo com o Carl Lentz. Primeiro, porque eu amo o assunto, segundo porque ele estava em NYC havia pouco tempo liderando a Hillsong de lá e sabia das dificuldades de pregar o Evangelho e por último, ele é uma grande influência para mim nessa área de liderança.

Bom, como tudo o que é bom acaba, a Conference também chegou ao final e foi uma das semanas mais lindas da minha vida, e até aquele momento, a mais linda com certeza. Foi muito bom ouvir todas aquelas pessoas que eu conhecia da internet e curtir cada música ali, ao vivo, com os ministros de louvor que estão nas capas dos CD's.


Além da Hillsong Conference, também participei de uma aula experimental na Alphacrucis College, com o Daniel Torton. Foi muito legal, porque eu não teria a iniciativa de participar de uma aula de canto (como nunca mais fiz até hoje porque sei que não é meu talento - hahaha). Além disso, tive a oportunidade de experimentar a comida indonésia!


Também fui a um culto na Hillsong City, que fica no Centro da cidade. Foi muito especial conhecer e participar de um momento desses com meninas tão especiais que fizeram a experiência ser ainda mais linda.


Foi muito bom hospedar na casa de uma família comum australiana, com seus hábitos, suas rotinas e conhecer um pouquinho mais da cultura do lugar. Foi maravilhoso conhecer pessoas diferentes e me aventurar numa experiência que enriqueceu tanto a minha vida e mudou bastante a forma de encarar meu dia-a-dia.


Na verdade, não explorei muito a cidade porque fiquei pouco tempo. Em parte, fiquei meio chateada, mas o bom disso é que eu tenho uma desculpa pra voltar né?

Bom gente, essa foi minha experiência australiana! E deixo esse relato aqui pra celebrar esse dia tão especial para os australianos e para todos os apaixonados por aquela nação!

Happy Australian Day!

Ah, quem quiser mais informações de como participar de uma Conference, ou da Hillsong College, segue o link da CESE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abecedário de Viagens - Todos os direitos reservados • 2017 | Feito com amor por Lariz Santana