[RESENHA] Férias 2015 - Por Cássia Marion

2.11.15
ALAGOAS E PERNAMBUCO

A chegada foi a tarde em Maceió e de cara fui surpreendida pela linda vista da janela do hotel situado na praia de Pajuçara, céu azul e água verdinha, um convite para um mergulho bem cedo no dia seguinte. Check-in feito, é hora de descer e encontrar um local para comer aproveitando para fazer um reconhecimento do local que iria ficar por mais 5 dias. 
    
Local para comer encontrado, comida aprovada, resolvo dar um passeio, orla da praia linda, diversos locais para comer, bancos, ciclovia, local para caminhadas, em fim, o paraíso.

Vista da Praia de Pajucara
Hora de retornar para o hotel, tomar um banho descansar um pouco e buscar informações de diversão para os próximos dias. 

Primeira decepção, ao pegar o táxi, já fui informada de que a praia linda que havia visto, bem como todas as outras praias “urbanas” da região são impróprias para o banho, como assim pergunto? Todo o tratamento de esgoto é dado por um emissário que joga tudo no mar.

Segunda decepção todo o investimento da cidade foi feito unicamente na orla, todas as ruas próximas, sejam, laterais, de trás ou mesmo do centro da cidade não possuem qualquer investimento. Opções de diversão para turistas tem sim, um shopping que fica no meio do nada, praias “particulares” que você demora em média até 2h para chegar e não consegue acesso se não contratar um transfer ou alugar um carro, cujo acesso é pago, mas que garantem um restaurante, um local para banho pós praia, segurança e de fato são bonitas: Praia do Francês, Barra de Sao Miguel, Praia de Ipioca e Praia do Gunga.

Terceira decepção, piscinas naturais de Pajuçara, o tão famoso passeio de jangada que em verdade te possibilita uma vista linda, mas também te permite uma visão da triste realidade da agressão que o meio ambiente está sofrendo na região. Ainda durante o caminho, você vê de perto o quão suja está a água e ao chegar às piscinas a visão de pessoas comendo e bebendo dentro da água provocando ainda mais a degradação gera uma revolta, que nem dá vontade de ficar no local, peixe, acredito ter visto sim, um cardume como prova da tentativa de sobrevivência da natureza.

Partiu Maragogi pensei, agora sim vou ver de perto o que todas as imagens aéreas mostram, um lugar lindo.

Fechei um transfer de Maceió para Maragogi já incluindo um passeio às piscinas naturais, embora, a experiência anterior não tenha sido boa. Surpresa: paisagem maravilhosa, céu azul e água verdinha, passeio excelente, com direito a mergulho de cilindro e tudo, cuidado visível com o meio ambiente. Nossa agora vai, "tenho mais quatro dias para aproveitar", pensei.

Hora de fazer Check-in na pousada (cuja estrutura e atendimento é muito boa) e fui atrás de informações para diversão. Nova decepção: a praia linda em frente não é própria para banho, pois o “esgoto” é despejado nela.

Na orla não existem várias opções de restaurantes, alguns não muito recomendados, outros sim, poucos bancos, e nenhuma diversão. O jeito era buscar outras opções de praias para conhecer: Praia do Patacho, Japaratinga cujo trajeto possibilita vistas lindas como o Mirante de São Miguel dos Milagres, ou conhecimento do Projeto do peixe-boi. Em média o deslocamento se dá no período  de 2h, e assim como em Maceió, o acesso só é possível com transfer ou carro alugado, acesso pago e com estrutura de banho, restaurantes.

Ou seja, locais lindos, com pouca estrutura, e relativamente caro se você vai realizar um passeio em família.

Em fim chegou a hora de ir para Pernambuco, já estava menos empolgada devido à  todas as surpresas anteriores, mas borá lá né. 

De cara a vista é linda, o clássico céu azul e mar verdinho, mas o diferencial já se dá quando o guia garante que as praias “urbanas” não são só lindas, mas são próprias para o banho, tudo bem que tem que se tomar cuidado com o ataque de tubarões.

Vista da Praia de Boa Viagem
Nossa mas a cidade limpa, organizada, com investimentos, saneamento. Me senti com ânimo para explorar as opções de diversão e que eram muitas: museus, centro histórico, praias lindas, restaurantes variados, shoppings...

O início foi com um City tour por Recife e Olinda, que foi fantástico, arquitetura conservada, Passo do Frevo, visita ao museu dos bonecos de Olinda, locais de compras, Marco Zero.

Circuito sacro: Catedral da Se, Mosteiro de São Bento.

Museus: do Sertão, Instituto Ricardo Brennand.

Praias lindas: Boa Viagem, Carneiros, Itamaracá, Ilha da Coroa do Avião, Gaibu, Calhetas e Porto de Galinhas.

Emfim, uma gama de coisas e locais para fazer, uma cidade linda.

Um destaque dever ser dado a Porto de Galinhas, que de fato é um lugar lindo, com preocupação da preservação do meio ambiente, não desmerecendo as demais praias, Carneiros é uma das praias mais linda que já vi. Os passeios demoram também em média de 2h de deslocamento, possuem estrutura de restaurantes .... mas sem dúvida valem a pena.

O curioso da viagem foi verificar que dois estados tão próximos, podem ser tão diferentes em termo de desenvolvimento. Ambos com potencial turístico, mas Maceió sem estrutura, pouco desenvolvido, com pessoas conformadas e sem conhecimento do seu potencial, estado este que teve um presidente eleito. Você pergunta onde fica o Centro Histórico, e ninguém (pessoas na rua, taxistas, hotel) sabe o que significa ou onde fica, dá para acreditar? No final das contas chegamos à conclusão de que não existe. Já em Pernambuco pessoas orgulhosas, conhecedoras da história, preocupadas com a preservação e manutenção turística da região. Mas não vou me aprofundar nas minhas impressões, caso contrário estarei entrando em um assunto que não combina com férias no Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abecedário de Viagens - Todos os direitos reservados • 2017 | Feito com amor por Lariz Santana