Passaporte: o primeiro passo para uma viagem internacional

7.11.15

Eu sei, parece meio óbvio, mas muita gente no Brasil ainda não tem esse documento que é tão importante e, cá pra nós, nos traz tantas alegrias. Isso acontece, no meu ver, porque há alguns anos não era tão comum viajar como é nos dias de hoje. Atualmente, as pessoas viajam mais, investem mais tempo e dinheiro em viagens pelos mais variados motivos. Fato é que hoje as pessoas estão mais dispostas a viajar e isso é muito bom.

Para falar um pouquinho de números, de acordo com a matéria da Folha de São Paulo, a Polícia Federal emitiu 2.131 milhões de passaportes - número recorde -  em 2013. Além disso, o banco Central divulgou o quanto os gastos dos brasileiros no exterior também subiu.

Para emitir o passaporte é muito simples. No site da Polícia Federal, é só preencher seus dados, emitir a guia GRU, que custa R$ 156,07 e agendar sua entrevista para tirar as fotos e as digitais. Normalmente o passaporte fica pronto em 6 dias úteis e é só retirar no mesmo local da entrevista.

Segue o passo a passo:

01 - É importante reunir todos os documentos necessários para apresentar à Polícia Federal no dia da entrevista. São eles:

          Carteira de Identidade
          CPF
          Título de Eleitor
          Certidão de Nascimento (se for menor de 12 anos)
          Casamento (se houve alteração de   nome por causa de casamento)
          Certificado Militar (se for homem, maior de 18 anos)
          Passaporte anterior (caso tenha perdido a validade de 5 anos)

02 - Acessar o site da Polícia Federal para começar o processo de solicitação de Passaporte e preencher todas as abas de cadastro;


03 - Se os formulários forem preenchidos sem erro, a guia GRU será gerada autmaticamente. Vale lembrar que o pagamento deve ser feito até o vencimento.

04 - Fazer o agendamento no site no local desejado.


05 - Ir até a Polícia Federal no dia e hora marcados (seja pontual!) com todos os documentos listados acima. Lá são tiradas as fotos e as digitais.

06 - É possível consultar o andamento do seu processo de emissão de passaporte no link abaixo:

07 - Por último, retirar o passaporte no mesmo local no dia marcado.

Espero que tenham aproveitado as dicas e boa viagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abecedário de Viagens - Todos os direitos reservados • 2017 | Feito com amor por Lariz Santana