[RESENHA] Duas Semanas em Portugal - Por Monica Sampaio

22.4.16
Escrevo para comentar sobre minha viagem a Portugal, onde fui para visitar, e conhecer o local que minha filha ficaria durante o período de intercâmbio (preocupação de mãe), e assim, aproveitei a oportunidade para conhecer alguns pontos turísticos das cidades de Coimbra, Porto,  Lisboa e Fátima, ainda deu para uma esticadinha à Espanha, nas cidades de Barcelona e Madri.

Só sei que foram duas semanas maravilhosas em Novembro/2015!!! Fui com uma amiga, a Fátima, uma pessoa excelente para viajar, pois isso é um quesito mega importante de uma companhia.

Por Coimbra, ficamos encantadas com tudo, é uma cidade agradável, que tem um conteúdo cultural e histórico muito rico, de um jeitinho tradicional e contemporâneo. É bem acolhedora. Dizem que chove muito, mas demos sorte, finalzinho de outono, muito frio, mas muito sol todos os dias.

Ficamos acomodadas em um hostel localizado no Largo da Sé Velha, “Hostel Serenata”, preço acessível e bastante aconchegante, pagamos um pouquinho mais caro, por preferirmos um quarto com banheiro privativo.


Pela Cidade, conhecemos, em primeiro lugar, a Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal, e uma das mais antigas da Europa. Por causa dela, Coimbra tornou-se conhecida como a “Cidade dos estudantes”, na sequência, visitamos a Biblioteca Joanina, subimos na torre para apreciar as vistas da cidade, conhecer a Sé Velha, um dos edifícios românticos Portugueses, e bem do alto. 


Subimos e descemos, triunfalmente, as Escadas Monumentais no Largo D. Diniz, passeamos pelos jardins da Quinta das lágrimas, apreciamos  o Criptopórtico Romano (Na antiga arquitetura romana, um criptopórtico é uma galeria abobadada subterrânea ou semi-subterrânea. Os arcos de um criptopórtico serviam para sustentar estruturas localizadas na superfície) - No Museu Nacional Machado de Castro, passamos pelo Arco da Traição, circulamos pelo extenso Jardim Botânico, que nos arremeteu a uma intensa paz interior, tiramos muitas fotos também...Fátima até praticou Yoga - rsrsrs.





Na parte baixa de Coimbra, continuando nossos passeios, conhecemos o popular Mercado de D. Pedro V, achamos bem sem graça, só tem nome e tradição. 

Visitamos uma exposição artística de Pedro Cabrita Reis, na “Casa de Coimbra”, passamos rapidamente pelo assombroso “Pátio da Inquisição”, onde hoje, é um Excelente local para se curtir um fim de tarde regado de cultura e de opções de comida de bebida. Muito bom mesmo!

Também, fomos conhecer o rio Mondego, que é o quinto maior rio português e o primeiro de todos os que têm o seu curso inteiramente em Portugal. É o rio que banha a cidade de Coimbra, sendo o mais cantado na poesia e cancioneiro português.





Por fim, como todo bom turista, fomos às comprinhas e às comilanças na famosa Praça do Comércio, a praça é ampla com bares, cafés e restaurantes que colocam as mesas do lado externo tornando o local muito agradável para fazer uma pausa nas andanças pela cidade. Sempre movimentada, a praça nos remete a tempos passados, com seus casarões, eiras e beiras e as duas igrejas lindas.


Falando em igrejas, eu e minha amiga Fátima, Católicas, não podíamos deixar de visitar algumas como: Catedral de Santa Maria da Sé Velha, onde participamos de duas missas, Mosteiro de Santa Cruz, Igreja de São Bartolomeu, Igreja de São Tiago, Capela de São Miguel, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova e a Igreja Sé Nova Catedral de Coimbra.

Catedral de Santa Maria da Sé Velha
Partimos para conhecer a Cidade de Porto.

Outra cidade bem agradável, pegamos o comboio(trem), descemos na estação de São Bento, já é um atrativo e tanto, as paredes de azulejos pintados da estação ferroviária são tão bonitas que acabam atraindo a atenção de quem passa por ali.

Seguimos para o Largo da Batalha, é um espaço aberto, no centro histórico da cidade, é cheio de bancos, parece ser um espaço para lazer e relaxamento. Nela, fica a estátua de Pedro V, e em seu entorno, ficam o Teatro Municipal de São João, a Igreja de Santo Idelfonso, além de várias cafeterias, hotéis e um cinema, o Cine Batalha.


Dali, pegamos um micro ônibus para o Largo Amor e Perdição, lá tem uma obra bem e interessante, é um Camilo bem coberto por um capote, agarrado a uma mulher nua. Até hoje não tive curiosidade sobre a mensagem da obra - rsrsrs. Mas verei agora.

Atravessamos a rua, chegamos a Igreja dos Clérigos.

Gente! Que tudo, subimos a torre(Torre dos Clérigos), que vista deslumbrante, poder ver Porto e Vila de Gaia, através de um ângulo de 360º, não tem preço.

É uma obra Barroca construida toda em granito e mármore, tem  75 metros de altura, seis andares, 225 degraus, e é o edifício mais alto de Portugal. 

Após, fomos conhecer o Mosteiro de São Bento, o Centro de fotografia, a Belíssima Igreja das Carmelitas, que também tem sua fachada toda em azulejos pintados, típicos de Portugal.

Igreja dos Clérigos


 Igreja das Carmelita e ao lado a de Nossa Senhora do Carmo
Por fim, seguimos para nossas ultimas atrações do Porto, a Catedral da Sé, uma linda vista panorâmica da parte antiga do Porto, e a famosa Rua Santa Catarina, rua comercial da Baixa do Porto, reservada apenas a pedestres, tem várias lojas de vestuário, e também fica o Centro Comercial Via Catarina, onde a Praça de alimentação, imita as típicas casas Portuguesas.

É lá que fica o mais famoso café Majestic.

Catedral da Sé


Vila de Nova Gaia e Caves do Vinho do Porto, ficarão para uma próxima, são necessários,  pelo menos dois dias para conhecer toda a cidade.

Na sequência Portugal, fomos para Lisboa.

Também só um dia para passeios, o que somente nos possibilitou conhecer a área central, a Praça do Marquês de Pombal, também conhecida por Rotunda do Marquês de Pombal, é uma importante praça da cidade.

Demos uma boa caminhada pela Avenida da Liberdade, onde existe uma grande quantidade de lojas de nome internacional: a Louis Vuitton, a Carolina Herrera, Hugo Boss, Dolce Gabanna, Armani, etc.

Na avenida há ainda muitos teatros (e não, não são nada caros!), os novos quiosques com bebidas e comida abertos até tarde, hotéis, restaurantes, um passeio enorme com espaço verde (que vai até ao Marquês de Pombal), o Hard Rock Café e, independentemente das compras que vá ou não fazer deve fazer uma visita a esta avenida!


Como era uma quinta feira, a ultima do mês, descobrimos que ali acontece uma feirinha de antiguidades e artesanatos, foi onde nos divertimos e fizemos nossas aquisições.

Após, ficamos pelo shopping Vasco da Gama, comemos algo e pegamos nosso comboio de volta para Coimbra.

Pra fechar Portugal, Católicas ativas como somos, fomos para o Santuário de Fátima.

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima, é um dos mais importantes santuários marianos do mundo.
Em cada lado da Basílica, sai uma colunata, com algumas estátuas de santos portugueses e devotos de Nossa Senhora. Guardadas as devidas proporções, lembra a colunata da Praça de São Pedro no Vaticano.

Lá, participamos de um terço, seguido por uma missa, conhecemos vários espaços, entre eles, Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, Basílica de Nossa Senhora  do Rosário(nos transeptos que ficam próximos ao altar estão os túmulos dos 3 pastorezinhos), casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora das Dores, a Cruz Alta, Basílica da Santa trindade, tudo muito divino.

Terminamos nossa peregrinação pelo Santuários, visitando uma exposição, “Fátima Luz e Paz”, que retratava a história desde a primeira Guerra Mundial até a aparição da Santa as crianças.



Rumo à Espanha: Barcelona e Madri em 5 dias.

Primeiro, ficamos em Barcelona por 3 dias, nos hospedamos em um bairro muito gostoso, que nos permitia fácil deslocamento aos pontos turísticos a pé… O nome é “Bairro Gótico”,  que é uma referência ao estilo gótico predominante em suas construções. Nos hospedamos em um hostel, “Guesthouse Barcelona Gotic”, altamente recomendado, pela localização e pela atmosfera amigável.

Vista do Quarto
Rumo aos passeios, fomos ao Museu Nacional de Arte da Catalunha, destaca-se pela sua coleção de arte Romântica, considerada uma das mais completas do mundo.

A seguir, fomos à Catedral de Barcelona é uma das igrejas mais fantásticas a nível de luz que eu já visitei. Lá dentro, o sol entra pelos vitrais e ilumina a nave duma forma tão bonita, quase poética, que é fácil tirar boas fotografias onde a cor das paredes sobressai.

Caminhamos para o Parque da Cidadela, o mais famoso de Barcelona, uma vasta área verde, acho que é até considerado o pulmão verde da cidade, muito grande e lindo.


Continuando nas andanças, fomos conhecer a interminável obra da igreja da Sagrada Família, Os temas da decoração incluem palavras e expressões da liturgia católica, confesso que achei bem bonita, mas com muitas informações, não consegui acompanhar toda a história.


Seguimos para conhecer o famoso Hospital de Sant Pau, destaca-se pela singular beleza. Com muita cor, mosaicos e estilo neo gótico, o recinto completa o conjunto arquitetônico dando um colorido especial e por si só justificando a visita ao complexo.

Uma surpresa muito agradável ao visitar este antigo complexo hospitalar. Se estiver perto da Sagrada família não deixe de visitar!!


Pelo caminho, avistamos um edifício em  forma de um cilindro, constituído por concreto e vidro, também, não me despertou curiosidade no sentido de sua construção, apenas atraída pela beleza e luminosidade.

Hoje sei que se chama Torre Agbar, e pertence a companhia de águas de Barcelona.


Arco do Triunfo, parada obrigatória de Barcelona, é um dos lugares mais legais e visitados, a prova da estada em Barcelona rsrsrs.

Ótimo lugar para fotos ao pôr do sol, a luz natural nas árvores e no arco dão um efeito bem bonito.



Por último, a tão almejada visita à Zona Monumental, o Park Guell, é praticamente um dia inteiro de visitação. A maneira mais prática de chegar, é de ônibus, mais ou menos uns 20 minutos foi o que levamos.


Dentro do parque existe uma casa onde antes morava Gaudì, artista responsável pela beleza arquitetônica, que hoje foi transformada em um museu com móveis expostos desenhados pelo mesmo artista.

A casa da Guarda, Viadutos e caminhos de diferentes desníveis e formações, os bancos revestidos de ladrilhos coloridos, o calvário, A escadaria principal onde encontra-se a famosa salamandra, entre outros. É encantador!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abecedário de Viagens - Todos os direitos reservados • 2017 | Feito com amor por Lariz Santana