Férias 2015: quinze dias, três destinos e muita diversão!

2.11.15

Gente!!!! Estou de volta!!!! Desculpem pelo sumiço, mas as coisas ficaram meio corridas esse ano e os posts pararam um pouco.... até agora! Porque preparem-se: vem aí muita coisa bacana!

E pra marcar esse retorno, tem muita novidade! Layout novo, em breve novo domínio e muita diversão, pois as férias desse ano foram simplesmente sensacionais! Quinze dias divididos em 3 destinos: Maceió, Maragogi e Recife.
Muitos devem estar se perguntando o porquê dessa divisão. Muito simples: eu pesquisei bastante e pra aproveitar não só essas cidades, mas as cidades próximas, escolhi me hospedar nesses três destinos e aproveitar toda a região, que é rodeada de praias lindíssimas.

Vamos falar um pouquinho de cada destino antes de conhecer essa viagem no dia-a-dia?

Maceió

Capital do estado de Alagoas, essa cidade possui quase um milhão de habitantes e 40km de praias com águas que vão de um verde claro ao azul turquesa, com piscinas naturais e muitos coqueiros. A orla urbana de Maceió (composta pelas praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas) tem uma excelente estrutura de lazer, que vai desde quiosques, restaurantes e bares a ciclovias, quadra de esportes, pista de skate e praças para o lazer das crianças. Além de tudo isso, também tem o famoso passeio de jangada até as piscinas naturais que sai da praia de Pajuçara. Dica Importante: SEMPRE consulte a tábua das marés para garantir a diversão de sua viagem!

Dá uma olhadinha no que dizem os sites de guia de viagem sobre a cidade:
"O grande barato da capital alagoana é que as praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas. Mas é importante ficar atento às condições para banho - em Jatiúca, uma das praias mais famosas, ocasionalmente o mar está impróprio. Mesmo assim, vale a pena passear pela orla, onde se encontra uma boa infraestrutura com barracas e cadeiras para alugar, ciclovia e um imenso calçadão onde ficam as famosas tapioqueiras. Já Pajuçara é ponto de partida das jangadas que levam ao aquário natural mais visitado da cidade."(http://www.feriasbrasil.com.br/al/maceio/) 
Mas  não é só isso! A quantidade de restaurantes que tem na cidade é praticamente incontável e tem para todos os gostos! Da comida regional a comida italiana e peruana, Maceió está cheia de bons lugares para comer, e eu dou destaque ao Imperador dos Camarões (um ao lado do Hotel Mercure e outro na orla da praia, próximo a feira de artesanato), ao Parmegiano (que tem restaurantes espalhados pela cidade), ao Picuí, com pratos regionais do renomado chefe Wanderson Medeiros e o Bodega do Sertão. Mas tem muitos outros (tem post saindo só de restaurantes!)!
“Maceió ainda tem um jeitinho de cidade do interior e ritmo menos acelerado do que outras capitais brasileiras, e esse é um de seus grandes charmes. Ainda que seja relativamente pequena, os turistas que a visitam contam com restaurantes de qualidade, boa rede hoteleira, entretenimento e preços justos.” (http://guia.melhoresdestinos.com.br/maceio-143-c.html)
Mas não pára por ai! Além dessa parte urbana, ainda tem muita coisa pra ver! O legal de passear pelo Nordeste é a chance de conhecer várias praias e cidadezinhas ao redor dos grandes centros. E normalmente praias belíssimas! No caso de Alagoas, a praia do Gunga (minha favorita) e a praia do Francês são destinos que devem estar no roteiro de todo viajante amante de praias e de belas paisagens. 

Maragogi

Essa é a última cidade do estado de Alagoas, que faz divisa com o estado de Pernambuco, e um dos destinos de praia mais procurados do país na atualidade. Os motivos são diversos: uma cidade tranquila, com diversas opções de passeio e com rede hoteleira de dar inveja a qualquer cidade grande. 

Composta por dez praias lindíssimas, Maragogi tem como principal atração as Galés de Maragogi, piscinas naturais que são visitadas por turistas tanto de Pernambuco quanto de Alagoas, e é uma atração para o ano inteiro. Atualmente, a visitação é controlada para não haver agressão ao meio ambiente e é limitada em 720 pessoas por dia. Assim como em Maceió, é preciso consultar a tábua das marés, pois o passeio às piscinas naturais só é possível com uma tábua até 0.6 (explico melhor no post sobre esse passeio).
"Maragogi é uma cidade alagoana, com cerca de 30 mil habitantes, que fica entre Maceió e Recife. O lugar, cujo nome provém de um rio da região, é banhado pela Costa do Corais, área de proteção ambiental brasileira, e se tornou o segundo polo alagoano mais visitado. O sucesso de Maragogi deve-se, principalmente, às suas águas. Embora os milhares de coqueiros, a tranquilidade e a culinária com muitos peixes e frutos do mar sejam motivos suficientes para cativar pessoas de diferentes partes do país, é mesmo por causa das águas cristalinas e pelos corais que formam piscinas naturais o lugar deixa os turistas extasiados." (http://guia.melhoresdestinos.com.br/maragogi-145-c.html)

Recife

Capital de Pernambuco, essa cidade é linda demais! Cosmopolita como a metrópole São Paulo, mas com sua história e raízes preservadas, ela encanta a todos! Dos que amam conhecer a cultura local e artes aos amantes da vida noturna e das praias, essa cidade atende a todos os gostos e estilos. 

A cidade é conhecida como Veneza Brasileira, por causa dos rios que cortam a cidade, e de Manguetown, porque preserva os mangues no ambiente urbano (e isso deixa o cenário da cidade deslumbrante). 
"Urbana e viva, a capital pernambucana é de uma geografia ímpar. Ilhas, pontes, canais e casarões antigos incrementam o visual da chamada "Veneza Brasileira", onde o calor forte é parte integrante do ritmo de vida local. No mar, plano de fundo dos recifenses, é Boa Viagem quem faz sucesso. A praia, que fica no bairro homônimo, chama atenção pelas águas esverdeadas, e pelas piscinas naturais formadas na maré baixa. Tubarão? Tem sim, mas os nativos garantem que só em alto mar." (http://guia.melhoresdestinos.com.br/recife-108-c.html)
Já não bastasse o charme de Recife, pertinho dela, exatamente 7km, fica Olinda, outro presente aos olhos. As charmosas ladeiras que emanam história, os mosteiros, as 22 igrejas e os milhares de ateliês de arte atraem os visitantes dos mais diversos países. A vista do alto de Olinda é de tirar o fôlego e, além de tudo isso, no carnaval as ruas fica, lotadas e casas são alugadas por até 20 mil reais no feriadão.
"Tombada como Patrimônio Cultural Mundial, Olinda faz do charme seu cartão de visitas. Com belas construções, morantes e galerias de arte, surpreende os visitantes também de maneiras singelas - pôr do sol digno de salva de palmas, missas cantadas por monges e freiras, desfiles de blocos de maracatu em plena tarde de domingo."(http://www.feriasbrasil.com.br/pe/recifeeolinda/)
O portal Melhores Destinos definiu a cidade de uma forma brilhante: "Turística, complexa, completa e cheia de atrativos, assim é Recife. Uma cidade de contrastes, trânsito intenso e problemas como qualquer grande capital, mas que se destaca pela culinária, pela cultura e, principalmente, pelo povo acolhedor"

Vamos explorar melhor esses três destinos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abecedário de Viagens - Todos os direitos reservados • 2017 | Feito com amor por Lariz Santana