Planejando a Viagem para NYC: Hotel, Visto e Passagens Aéreas

26.2.15

Então vamos ao planejamento rumo a Nova York!
Definimos no post anterior tudo o que precisamos considerar ao planejar uma viagem.  Então, nesse momento precisamos organizar algumas coisas e dividi isso em etapas: primeiro, buscar e reservar o hotel (bem como escolher qual região da cidade ficar) e pesquisar as passagens aéreas para conhecer a faixa de valores e as cias aéreas. Muito importante isso gente! Não se pode nunca pensar só em preço. É preciso pensar em custo-benefício. Segundo, organizar toda a documentação do visto e efetuar a compra das passagens.
Vou explicar o porquê: normalmente reservas de hotel podem ser canceladas sem problemas com uma certa antecedência. Então, caso o visto não fosse aprovado (thank God, deu tudo certo), não seria complicado cancelar a reserva do hotel. Em contra-partida, com passagens aéreas é mais complicado e demora mais um pouco.

Mas como foi a escolha do Hotel?
Primeiro, decidimos onde ficar em Nova York. Não sei se vocês sabem, a cidade é composta por 5 distritos: Bronx, Queens, Brooklyn, Staten Island e, claro, Manhattan. Manhattan é onde se encontra - na minha opinião - o coração da cidade. Os pontos turísticos, os bons restaurantes, Broadway, enfim, é onde tudo acontece de fato. E foi a nossa escolha. Mas, é claro que essa é a escolha da grande parte dos turistas que visitam NYC, logo, não é uma região das mais baratas como Queens.
Quanto ao hotel, nós tínhamos algumas boas opções, e como estávamos em grupo, estabelecemos uma faixa de valores para não considerar nada absurdamente caro sem necessidade.  Até porque ninguém fica de molho em quarto de hotel com tantas coisas a explorar, mas conforto para cama e banho é indispensável para euzinha aqui!
Escolhemos o Trip (e não nos arrependemos – na resenha explico o porquê), mas os demais não deixavam nada a desejar. As opções foram boas, mas consideramos o mais próximo ao Madison Square Garden, local onde ocorreu a Hillsong Conference.
Passamos a escolha para a CESE, que organizou a questão de pagamento e reserva com o próprio hotel, mas também é possível reservar diretamente com eles ou pelo Booking.com. O valor ficou em R$ 1. 694,00 por pessoa, para 8 dias.

Passagens Aéreas
Essa parte exige um pouquinho de dedicação. Além da infinidade de opções de voos, horários, cias aéreas, rotas e aeroportos, o câmbio é bem importante nessa parte do planejamento e conseguir uma promoção é o sonho de qualquer viajante.
Confesso que desconsiderei Cias nacionais, mas isso não as excluiu das minhas buscas. Foquei mais nos voos da American Airlines e Delta Airlines. O importante nesse momento também é saber as conexões. Eu escolhi buscar voos diretos por segurança da bagagem, especialmente na volta. Os voos das duas Cias ofereciam voos diretos do Rio e São Paulo (acredito que Delta só de SP), mas também voos com conexão dentro e fora do Brasil. Mas pensei o seguinte: na ida tudo é uma festa! Estamos sempre muito animados, e quando estamos no voo com amigos, aí nada é problema. Mas considerem sempre a volta. Apesar de uma viagem maravilhosa, estamos sempre cansados. E imagina se preocupar com conexão e extravio de bagagem (aconteceu comigo na volta de Sydney, eu conto depois)? Então, se puder gastar um pouquinho mais caro (normalmente eles são um pouquinho mesmo), faça isso que você vai voltar mais tranquilo.

Processo do Visto
Hotel reservado e passagens aéreas mapeadas era hora de começar o processo do visto (post já no blog, inclusive com passo a passo).
A primeira parte é o preenchimento do Form DS160. Tem que ter muito cuidado ao preencher, garantindo que todas as informações ali colocadas são reais e possuem material comprobatório. Sério, gente, isso é muito importante para que você tenha um processo seguro.
Como falei anteriormente, por direcionamento da CESE, fizemos o processo do visto com um despachante, mas a meu ver isso não é necessário, uma vez que o despachante vai preencher o formulário em inglês com base nas informações que você envia, gerar e pagar o boleto e agendar as entrevistas. Com um pouco de cuidado e paciência, é possível fazer sozinho.
Eu tenho o form em português e posso ajudar no preenchimento (sem cobrar nada por isso). Quem quiser, pode deixar um comentário que eu respondo ok?
Feito isso, enviamos o formulário e aguardamos os documentos de confirmação de entrevista.
Ao mesmo tempo, começamos a reunir toda a documentação que poderia ser solicitada. Lembram que eu falei lá em cima sobre comprovar as informações no formulário? Então, qualquer documento é importante considerar. Diploma da faculdade, contracheques, extratos bancários, escritura de imóveis, etc. O que você acha importante levar, leve (listei também no post do passo a passo).
São agendadas duas datas. Uma para comparecer no CASV, onde se tira a foto para o visto e as impressões digitais, e outra para entrevista no Consulado Americano. Normalmente são em dias consecutivos e o horário é por sua escolha mediante disponibilidade.
No CASV foi bem rápido, você mostra o comprovante de agendamento e o passaporte, o atendente te chama, tira a foto e as digitais e é isso.
No Consulado, eu escolhi ir bem cedo, para não interromper o dia de trabalho. Fui no horário de 07h45min e também foi rápido. Não pode entrar com nada além dos documentos, nem bolsa nem celular. A mãe da Roberta foi com a gente e cuidou das nossas coisas. Chegando lá, entreguei o passaporte na recepção (depois de passar pela segurança, é claro) e aguardei menos de 5 minutos. O Consul me chamou, fez algumas poucas perguntas, todas bem objetivas e aprovou o visto. Levou 2 minutos.
Se posso dar alguns conselhos, aí vão eles:
- Fale a verdade no formulário. Dias que pretende ficar, o que vai fazer, onde se hospedar. Realismo é muito importante nesse momento.
- Reúnam todos os documentos possíveis. Levem tudo que acharem relevante. No meu caso e no caso da Roberta, não solicitaram nada mesmo, mas uma pessoa que foi entrevistada antes de mim teve que comprovar vínculo empregatício, sendo funcionária pública! Então, vá preparado!
- Chegue cedo e escolha sempre o horário da manhã. É mais tranquilo e reduz um pouco a tensão.
- Responda a todas as perguntas com clareza e objetividade.
- Lembre-se que ambos os ambientes são considerados território americano, então mantenha sempre o bom comportamento.

Compra das Passagens
Eu, Roberta, Andressa e Matheus escolhemos a American Airlines (com origem Rio e São Paulo) direto para o JFK em Nova York. Também não me arrependi. As aeronaves (pelo menos a nossa) não era a mais moderna, de última geração com Wi-Fi e tudo mais, mas era bem confortável e o voo foi tranquilo. As refeições eram boas e chegamos a NYC antes do horário previsto.
A volta foi meio complicada. Nosso voo de retorno para o Rio estava marcado para às 20h30min, mas foi remarcado (sem aviso ou explicações) para o dia seguinte às 9h (mas explico isso em outro post sobre perrengues em NYC – rsrs).
Com esses itens essenciais, a viagem estava marcada. Em poucas semanas eu estaria embarcando para Nova York e era preciso agora começar a elaboração de um roteiro, para não desperdiçar tempo e aproveitar o máximo que a cidade tinha a oferecer.
Mas isso é tema para outro post!
Gostaram? Deixe seus comentários e compartilhe suas experiências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abecedário de Viagens - Todos os direitos reservados • 2017 | Feito com amor por Lariz Santana